HSMM realiza IV Jornada de Terapia Ocupacional

18 de agosto de 2010 - 18:32

O Hospital de Saúde Mental de Messejana realiza de 15 a 17 de setembro de 2010, no Hotel Mareiro (Av. Beira-mar, 2380 – Meireles) a IV Jornada de Terapia Ocupacional do HSMM e o I Encontro de Terapeutas Ocupacionais da Saúde Mental do Estado.
A jornada, cujo tema é “Terapia Ocupacional na Saúde Mental: cuidado integral da internação à comunidade”, reune profissionais de diversas áreas, englobando terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e demais trabalhadores que atuam na saúde mental. O objetivo é debater a Dependência Química, o Atendimento a Pacientes Internados e o Cuidado com a Saúde Mental.

Veja a programação da IV Jornada de Terapia Ocupacional do HSMM

15 de setembro (quarta-feira) – Dependência Química

8 horas: credenciamento (Osarina Sampaio)

8h30min: abertura
Dr. Marcelo Theophilo Lima (Diretor Geral do HSMM)
Dr. Marcelo Brandt (Coordenador do Núcleo de Saúde Mental do Estado)

9h30min: palestra magna – Tratamento da Internação à Comunidade
Dr. Alexandre Sampaio (Coordenador da Residência Médica do HSMM)

10 horas: mesa redonda: Atenção ao Dependente Químico
Coordenadora – Nágela Correia (TO)
• Interferência do tabagismo na dependência química – Dr. Eduardo Freitas (Médico residente do HSMM)
• Dependente químico: da internação à Comunidade, relato de um caso – Dr. Diego Gaspar (Psicólogo do Elo de Vida)
• ACERD (Associação Cearense de Redução de Danos) – Sérvulo Paulo (CE)

10h45min: intervalo

11 horas: palestra – Aspectos Nutricionais na Dependência Química
Dra. Ana Patrícia Oliveira Moura Lima (Nutricionista, HSMM)

11h30min: show de abertura – Grupo de Teatro TPM – Terapia para Mulheres
(servidoras do HSMM)

12 horas: intervalo para almoço

13h30min: mesa redonda: Experiências Exitosas no Atendimento ao Dependente Químico em Ambulatório
Coordenadora – Sandra Maria Coelho Ribeiro (TO)
• Grupo prevenção de Recaídas – Kátia Regina Lacerda Pinho, Terapeuta Ocupacional (Caps AD capital)
• O crack no município de Sobral – (Caps AD Sobral)
• Terapia Ocupacional:Um Olhar para Dependência Química- Simone Helena Siqueira (Terapeuta Ocupacional,CAPS AD SOBRAL)
• Desafio Jovem

14h30min: palestra: Humanização em Hospital Psiquiátrico: Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco no HSMM
Dra. Fátima Maria Nogueira Bastos
Dra. Magaly Ferreira Mendes.
Coordenadora – Luciana Abreu (TO)

15h30min: mesa redonda – Entidades de Classe:
Érika Nobre – ACTO
Naum Mesquita – ABRATO
Luzianne Feijó – CREFITO-6
Coordenadora – Lucimar Pontes de Almeida (TO)

16 horas: tema livre

16 de setembro (quinta-feira) – Atendimento a Pacientes Internados

8h30min: palestra – Atendimento aos Pacientes Internados em Hospital Geral
(Unidade Psiquiátrica do Hospital Geral Dr. Estevão-Sobral)

9h30min: mesa redonda: Atendimento aos Pacientes Internados em Hospital Psiquiátrico
Coordenadora – Maria de Fátima de Moreira de Araújo (TO)
• Aspectos clínicos no atendimento multiprofissional – Maria Lívia Lopes, (médica residente HSMM)
• Humanização no Manuseio da Contenção Física – Maria Siqueira e Valéria Coimbra (enfermeiras, HSMM)
• Aspectos Sociais e Familiares do Atendimento ao Paciente Internado Marluce Bento( socióloga – Unidade I, HSMM)
• A Música como Recurso Terapêutico Ocupaciona l- Odilon Ricardo ,Terapeuta Ocupacional(Clínica de saúde Mental Dr. Suliano).

10h30min: palestra – Prevenção de Câncer Ginecológico em Portadoras de Sofrimento Mental
(Gonzaguinha, Messejana).

11 horas: tema livre
Transparência IRLEM: Uma Ferramenta no Atendimento à Criança com Dificuldades de Leitura e aos Portadores da Sindrome de IRLEM
– Emilia Aragão Coelho – Psicopedagoga do NAIA

12 horas: intervalo para almoço

13h30min: palestra – Neurociência Social e Autismo: do Entendimento à Prática Clínica
Dra. Fátima Dourado (Médica Pediatra e Psiquiatra Infantil, Diretora Clínica da Casa da Esperança, Presidente da Associação Brasileira para a Ação por Direitos das Pessoas com Autismo-ABRAÇA)

14h30min: mesa redonda: Inserção Social de Pacientes com Internação Prolongada
Coordenador – Edyr Marcelo Costa Hermeto (TO)
• Da internação de Volta para Minha Cidade – Ruth Maria Leite e Moraes,Terapeuta Ocupacional (Casa de Repouso Nosso Lar).
• Inserção do Paciente na sua Comunidade de Origem Pós-alta Hospitalar – Eveline Mourão de Araújo ,Psicóloga (Unidade III /HSMM)
• Orientação Familiar: Manutenção da Funcionalidade do Paciente na Família – Larissa Magalhães de Oliveira ,Terapeuta Ocupacional (Hospital Dia – IPC)

17 de setembro (sexta-feira) – Continuidade do Cuidado em Saúde Mental

8h30min: mesa redonda: Residências Terapêuticas
Coordenadora – Aline Mary Vasconcelos de Albuquerque (TO)
• Residência Terapêutica em Maracanaú / CE
• Residência Terapêutica em Fortaleza, Regional I./ CE
• Residência Terapêutica de Sobral / Ce

9h30min: mesa redonda – Pontos de Cultura e Outras Ações Intersetoriais
Coordenador – José Naum de Mesquita Chagas (TO)
• Representante do Ministério da Cultura – Elaine da Silva Tozzi (DF)
• Hospital-Dia – Tecnologias da Informação como Recurso de Socialização – Projeto e- jovem – (SEDUC)
• Comunidade Terapêutica – Terapia Ocupacional do Projeto Bom Jardim, Ce
• Estratégias de Intervenção em Saúde Mental na Atenção Básica – Terapeutas Ocupacionais Residentes em Saúde da Família e Comunidade do município de Fortaleza.

10h30min: palestra -Terapia Ocupacional – Papel do Terapeuta Ocupacional na Equipe Multiprofissional
José Naum de Mesquita Chagas, Terapia Ocupacional ABRATO/CNS

11 horas: palestra: A Interdisciplinaridade se Aprende na Prática: Papel da Universidade
Nágela Correia-UNIFOR
Violante Braga-UFC

11h30min: encerramento
• Diretor de Ensino e Pesquisa do HSMM – Dr Gilson Holanda
• Diretora Técnica do HSMM – Dra Magaly Mendes
• Presidente da Jornada – Dra Sandra Coelho

Mais informações pelo telefone 3101-4308, com Sandra Coelho.