Nota sobre falecimento do Dr. Nilson de Moura Fé
16 de dezembro de 2009 - 18:24
A Diretoria e os funcionários do Hospital de Saúde Mental de Messejana-HSMM lamentam profundamente a perda de um dos mais importantes pilares da psiquiatria do estado do Ceará, Dr. Nilson de Moura Fé.
Como diz Guimarães Rosa, “a gente não morre, se encanta”. Com o Dr Nilson aconteceu assim, pois seu canto – seu ensinamento – continuará a ressoar nas várias gerações de profissionais que tiveram o privilégio de conviver com ele.
Nossas saudades.
Dr. Nilson de Moura Fé dirigiu o Hospital de Saúde Mental de Messejana de 1979 a 1983.
…………………………………………………………
Mestre Moura Fé
Você se foi? Apagou-se a consciência de seu existir. O mundo acabou para você como se você fosse único e todo universo dependia do seu existir. Mas antes de partir, até o último momento, quando ainda sua autoconsciência estava preservada você podia ter a certeza de que sua passagem aqui deixou marcas indeléveis. Aqui você implantou o que foi de mais sublime, que foi seu coração em nossos corações. Foi espelho para cada um de nós de exemplo, de profissionalismo, não um profissionalismo cristalizado pelas dificuldades embrutecidas do dia a dia, mas de um profissionalismo mesclado de humanidade, preocupado em, pelo menos, atenuar o sofrimento daqueles já tão carentes e desfavorecidos de quase tudo. Era com eles que você dividia sua alma, sua alma, sua emoção, seu Eu. Era com eles que você perdia noites de sono em busca de um alento e um comprometimento solidário. Desta preocupação refinada surgiu um dos seus grandes empreendimento que foi a criação dos CAPS, deixando para nós, com sua partida precoce, a responsabilidade de continuar a solidificação na construção deste magnífico empreendimento. Como dia Fernando Pessoa: sem morte não há vida, como a semente tem que morrer para dar vida a planta.
Moura Fé, como nossa própria existência é dialeticamente uma contradição, para nós sua partida é, também, uma contradição; ficamos tristes mas felizes, porque você foi, mas ficou. Portanto, é com saudade e alegria que nós nos despedimos de você.
José Wilson, Diretor Clínico do HSMM