Curso atualiza terapeutas ocupacionais em saúde mental

3 de dezembro de 2009 - 14:29

O Hospital de Saúde Mental de Messejana encerra segunda-feira, 14 de dezembro, o Curso de Atualização para Terapeutas Ocupacionais Atuantes na Saúde Mental. A reciclagem de caráter prático-teórico vai instrumentalizar terapeutas ocupacionais para intervenção em grupo e individual, com pacientes em momento agudo e não agudo nas diversas clínicas da saúde mental e possibilitar a reflexão de suas vivências na dinâmica institucional através de intervenções em equipe multidisciplinar.

O curso dá continuidade à reciclagem com supervisão clínica mensal, de forma a oferecer subsídios para a discussão de casos clínicos, instaurar mudanças na forma de execução da prática clínica e incentivar a produção científica através da realização e participação em projetos de pesquisa desenvolvidos no HSMM e produção de artigos.

Iniciado no dia 30 de novembro, o curso abordou, entre outros temas, as teorias psicanalíticas e suas interfaces com a terapia ocupacional, a praxis e o fazer da terapia ocupacional na cultura, jogos e grupos, na dependência química, na clínica de saúde mental infantil e na clínica de saúde mental aguda e crônica. A reciclagem promoveu rodas de conversa, estudo de artigos científicos e casos clínicos, além de experimentações vivenciais práticas.