Curso introduz técnica do Discurso do Sujeito Coletivo

20 de novembro de 2009 - 22:31

Técnicos, assessores, residentes de medicina e pesquisadores do Hospital de Saúde Mental de Messejana participam segunda e terça-feira, 23 e 24 de novembro, do Curso de Introdução ao Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e ao Software Qualiquatisof, na sala de reunião da Diretoria. O curso será ministrado pelos professores Fernando Lefevre e Dra. Ana Maria Cavalcanti Lefevre, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), criadores do DSC. O objetivo é que ao final do curso o aluno seja capaz de reconhecer as principais características do DSC e dos instrumentos associados.

O Discurso do Sujeito Coletivo – DSC é uma técnica da Pesquisa Qualitativa, desenvolvida pelos professores Fernando Lefevre e Ana Maria Cavalcanti Lefevre, da Universidade de São Paulo e do Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo, uma instituição privada criada em 2005 por pesquisadores provenientes da USP.

A técnica, utilizada em pesquisas de opinião, consiste em analisar depoimentos provenientes de questões abertas, agrupando os estratos dos depoimentos de sentido semelhante em discursos-sintese redigidos na primeira pessoa do singular, como se uma coletividade estivesse falando.

O DSC consiste basicamente em analisar o material verbal  coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua matéria prima, extraindo-se de cada um  destes depoimentos as Idéias Centrais ou Ancoragens e as suas correspondentes Expressões Chave; com as Idéias Centrais/Ancoragens e Expressões Chave semelhantes compõe-se um ou vários discursos-síntese que são os Discursos do Sujeito Coletivo.

Em uma palavra, o DSC é uma técnica de pesquisa qualitativa criada para fazer uma coletividade falar, como se fosse um só indivíduo.