Projeto estimula leitura entre pacientes do NAIA

17 de agosto de 2009 - 12:35

Reforçado com a entrega do Baú de Leitura e a doação de 300 livros pela Coelce, o projeto Viajando na Leitura, do Núcleo de Atenção à Infância e  à Adolescência (NAIA/HSMM), incentiva a convivência familiar. O projeto, atualmente com um acervo de 600 volumes, estimula em pais e avós, com o empréstimo de livros, o hábito de contar histórias aos pacientes atendidos pelo NAIA. Dessa forma, torna o atendimento humanizado, lúdico e prazeroso, despertando ao mesmo tempo a imaginação dos pacientes. Ao contribuir para o diálogo, o projeto propicia momentos de qualidade na convivência familiar.

O projeto Viajando na Leitura nasceu nas atividades do ambulatório de psicopedagogia, quando se observou que muitas crianças já na idade de nove e dez anos ainda não sabiam ler. O livro é a porta de entrada para a língua escrita, estimulando o desenho das letras, e familiarizando o leitor com os diversos tipos de textos, narrativas. Aperfeiçoa a leitura e o vocabulário e desperta na criança e adolescente o prazer de ler. Uma mini-biblioteca foi estruturada com livros usados doados por médicos residentes e funcionários.

O trabalho no Núcleo de Atenção à Infância e à Adolescência (NAIA/HSMM), pretende ver a criança e o adolescente na sua globalidade e nos seus múltiplos aspectos, com a finalidade de favorecer o bom desenvolvimento. Aborda as dificuldades do paciente, tendo em vista sua a saúde. Os distúrbios mais freqüentes são os comportamentais, seguidos de dificuldades na aprendizagem, adaptação e psicossomáticas.

O projeto cresceu e estendeu-se para a formação de um grupo de Contos de Fadas, tendo as psicólogas Lílian Alves e a estagiária Marleide de Oliveira, como facilitadoras. Ao identificarem-se com os personagens/heróis dos livros, as crianças encontram soluções para os problemas, graças à capacidade de imaginar. O projeto Viajando na Leitura é um estímulo inicial que tem como meta consolidar o hábito da leitura nos pacientes.

Mais informações: (85) 3101-4317, Emília Aragão, psicopedagoga do NAIA.