São João do HSMM integra pacientes e comunidade

24 de junho de 2009 - 03:00

O Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) aproveita a época das festas juninas para promover a integração entre pacientes, famílias, servidores com a realização do São João da Integração, na quinta-feira, 25 de junho, a partir das 16 horas. Haverá apresentação de um grupo folclórico da comunidade Edson Queiroz, conforme parceria firmada com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado e quadrilha com participação dos pacientes. O HSMM fica na Rua Vicente Nobre Macedo s/n, Messejana.

O objetivo de integrar comunidade, família e hospital é previsto na Lei da Reforma Psiquiátrica e é prioridade no atendimento do HSMM. Pela primeira vez que o evento se dá conforme os preceitos de ressocialização. O público é composto de pacientes internados e usuários dos Hospitais Dia, além de familiares e servidores. O HSMM tem inovado a atenção aos seus usuários e avança em práticas de humanização.

No acolhimento de cerca de 875 pessoas ao mês, o HSMM adotou uma nova metodologia na emergência, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido ao paciente. A triagem é a primeira experiência no Brasil em hospital psiquiátrico. Na organização da fila de atendimento, a primeira avaliação é feita por uma enfermeira, que faz a classificação de risco do paciente, atribuindo cor vermelha para o atendimento imediato, amarelo para atendimento de urgência, verde para o paciente que pode aguardar na fila e azul quando não se trata de atendimento de emergência. Nesse caso, o paciente é encaminhado ao ambulatório ou é feita triagem para outro serviço.

A segunda avaliação é feita pela assistente social, que prepara o inquérito social do paciente e as informações para a família. Com essa metodologia, o hospital garante o atendimento mais ágil, conforme a gravidade dos casos. Para realizar o acolhimento, foram construídas duas novas salas na emergência.