O Hospital
O Hospital de Saúde Mental de Messejana, inaugurado no dia 23 de março de 1963, é unidade assistencial da Secretaria da Saúde do Estado,
especializado em psiquiatria. O fundador foi o psiquiatra Suliano Filho.
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise. Para os pacientes que precisam de internamento, o hospital conta com 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 leitos para dependentes químicos.
Para os pacientes que não precisam de internação, mas necessitam de acompanhamento especializado, o HSM oferece atendimento ambulatorial psiquiátrico, coordenado pela Residência em Psiquiatria do Hospital, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos. A unidade dispõe, ainda, de dois Hospitais-dia: Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química, e Lugar de Vida, voltado para o atendimento aos pacientes com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável.
O HSM também se destaca no campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental.
Missão
Realizar o cuidado integral em saúde mental, por meio do atendimento humanizado e qualificado, contribuindo para o ensino, pesquisa e fortalecimento da rede de atenção biopsicossocial, conforme preconização do SUS.
Visão (até 2027)
Ser uma referência nacional no cuidado, inovação e efetividade em saúde mental.
Valores
– Eficiência e Sustentabilidade;
– Valorização das pessoas;
– Comprometimento com o SUS;
– Transparência;
– Inovação e Conhecimento;
– Humanização;
– Inclusão e diversidade;
– Ética