HSM oferece atendimento ambulatorial para pacientes com esquizofrenia

22 de maio de 2023 - 12:23

22 de maio de 2023 – 11:44 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes

Banda Conexão Musical, formada por pacientes acompanhados pelo serviço, surgiu a partir de atividades de musicoterapia, parte do tratamento feito no local

Diagnosticado com esquizofrenia, Glauco Viana, de 47 anos, é acompanhado desde 2013 pelo Núcleo de Estudos em Esquizofrenia (Nuesq) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Aqui, eu consigo me socializar, sinto-me mais estável e recebo a medicação para melhor controle da doença. Sem esse acompanhamento, seria complicado manter a estabilidade. No hospital, aprendi que o principal é me reconhecer como doente e não desistir do tratamento”, ensina.

O distúrbio é um dos mais observados entre os pacientes internados na unidade. O HSM, referência estadual na assistência a pessoas com transtornos psiquiátricos, oferece atendimento ambulatorial para controle e tratamento das manifestações. O Dia Nacional da Pessoa com Esquizofrenia é lembrado nesta quarta-feira (24).

Glauco Viana, de 47 anos, recebe cuidados no Núcleo de Estudos em Esquizofrenia do HSM desde 2013

Mais de 300 pacientes diagnosticados com a doença são acolhidos pelo ambulatório da Residência Médica em Psiquiatria. Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhamento de unidades básicas e secundárias de saúde, por meio da Central Estadual de Regulação.

LEIA TAMBÉM: Entenda o papel da Central de Regulação da Saúde do Ceará no acesso à assistência

De acordo com o psicólogo João Henrique Cordeiro, atuante no setor, somente a parte farmacológica não é suficiente para a melhoria dos pacientes. “Realizamos psicoterapia individual e em grupo, com recursos lúdicos e interativos, em que as pessoas são convidadas a trocar experiências, falar sobre suas necessidades e seus desejos, sempre mediados por psicólogos”, afirma.

Uma das atividades realizadas no Nuseq e bem avaliada por pacientes é a musicoterapia. A banda Conexão Musical foi criada a partir dos encontros. “Algumas pessoas apresentavam muitos sintomas negativos, além de dificuldades de comunicação e ansiedade. A musicoterapia foi fundamental para amenizar esses sinais”, pontua Cordeiro.

Com o envolvimento musical e o compromisso dos ensaios, o tratamento de quem está sendo acompanhado vem evoluindo. “É necessário que o paciente tenha uma atividade convidativa que o faça interagir, pois o ócio pode abrir porta para o sofrimento e a depressão”, sublinha o psicólogo.

Para Vitor Moisés, no tratamento, os momentos de musicoterapia são os preferidos

Dos 31 anos de Vitor Moisés, cinco são atravessados pelo cuidado prestado no ambulatório. Para ele, o grupo musical é um dos momentos preferidos. “Se eu não tivesse esse acompanhamento e a oportunidade de tocar meu violão aqui com os outros rapazes, eu seria mais triste. Agora já estou aprendendo bateria; venho tentando compor algumas músicas também. Toda semana compareço e quero muito continuar participando da banda”, diz.

Tratamento multidisciplinar

Segundo a psiquiatra Nayana Holanda, o pico de incidência da doença, geralmente, ocorre entre o fim da adolescência e início da vida adulta. “Os homens costumam ser mais acometidos e o acompanhamento a pacientes com esquizofrenia é fundamental para que eles tenham qualidade de vida. O diferencial do Nuesq é o tratamento multidisciplinar, com apoio de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e nutricionistas. A família do paciente também recebe suporte psicoeducacional”, frisa.

Doença mental crônica, a esquizofrenia é caracterizada por distorções do pensamento e da percepção, com manias de perseguição, delírios, apatia e isolamento social.

“O atendimento ambulatorial é fundamental para prevenir as crises, as internações e a progressão da doença. Ao perceber os primeiros sinais, é muito importante buscar atendimento médico para confirmar o diagnóstico e iniciar, o quanto antes, o tratamento. Assim, a pessoa terá menos limitações e prejuízos funcionais e cognitivos”, orienta Holanda.

Núcleo de Estudos em Esquizofrenia (Nuesq) do HSM
Endereço: Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana
Para ter acesso ao ambulatório, é necessário encaminhamento de unidades básicas e secundárias de saúde, por meio da Central Estadual de Regulação.