Pacientes e colaboradores do HSM participam de ações carnavalescas

17 de fevereiro de 2023 - 13:54

FEBRUARY 17, 2023 – 12:04 PM

 

Nesta sexta-feira (17), os pacientes internados no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) participaram de uma festa carnavalesca no setor da Terapia Ocupacional. Foram distribuídos adereços coloridos, teve maquiagem para as mulheres e muita dança ao ritmo das marchinhas de carnaval.

Uma das pacientes internadas, de 28 anos, revela que chegou ao hospital há uma semana com um sentimento de muita angústia. Com o tratamento realizado no HSM, ela já consegue expressar uma melhora emocional. “Hoje, com essa festa de carnaval, estou mais animada, adorei isso aqui, trouxe muita alegria. Eu sempre gostei de carnaval, gosto de música e de festa”, afirma.

De acordo com a coordenadora do Centro de Terapia Ocupacional do HSM, Marcionília Andrade, é de grande importância essa atividade terapêutica e social para os pacientes internados, pois trazem um momento de descontração, interação e integração dos pacientes. “Realizamos sempre essas atividades tanto para os homens quanto para as mulheres, enfeitamos o ambiente, deixamos tudo bem colorido e lúdico. É importante resgatar esses momentos junto aos pacientes, pois contextualiza o período que estamos vivendo”, explica.

E teve uma ação de carnaval também para os colaboradores do HSM, nesta sexta-feira. O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com os Serviços de Enfermagem e Epidemiologia do HSM, realizou a Blitz da Prevenção, no auditório do hospital.

A enfermeira Samara Nunes, coordenadora do SESMT do HSM, relata que essa ação é necessária para colaborar e conscientizar os funcionários para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente durante o período carnavalesco. “Tivemos uma boa participação dos funcionários, já passaram por aqui, até agora, 130 profissionais, que demonstraram interesse em nossas orientações”, comemora.

O técnico de transporte, Vilmar de Souza, aproveitou o horário do almoço para passar pela Blitz da Prevenção. “Nota dez, excelente essa ação. Temos que ficar atentos quanto à importância da prevenção, pois existem muitas doenças sexualmente transmissíveis e temos que ter todo o cuidado para prevenir e uma ação dessa é essencial”,  elogia.

Durante a programação do evento, foram distribuídos preservativos masculinos, folder de orientação, entrega de autoteste para HIV e realização da aplicação de vacina contra Hepatite B.