Diretor-geral do HSM é homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará

28 de junho de 2022 - 14:16

O médico psiquiatra e diretor-geral do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Frederico Emmanuel Leitão Araújo, foi homenageado, nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), durante sessão solene em alusão ao Dia do Administrador Hospitalar, celebrado em 14 de julho. À frente do HSM desde 2019, o gestor recebeu um certificado em reconhecimento a gestão realizada no hospital.

A solenidade atende a requerimento do deputado Evandro Leitão (PDT) e foi realizada no auditório Murilo Aguiar. Em mensagem lida no evento foi destacado pelo deputado que os profissionais da saúde lutaram por cada vida e colaboraram para que hoje os índices da pandemia estejam controlados, possibilitando planejar e projetar a volta aos dias normais. “Profissionais da saúde, o Parlamento tem a porta aberta para suas reivindicações. Jamais nos ausentaremos do diálogo pela garantia de melhorias a quem exerce uma das mais nobres funções sociais: cuidar da saúde de todos nós”, assegurou.

Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Alece, o deputado Antônio Granja (PDT) afirmou reconhecer, como médico, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde. “Na maioria das vezes, os recursos são insuficientes, e vocês têm feito milagre para que possam oferecer um serviço diferenciado e de qualidade”, avaliou.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) comentou sobre a difícil missão de gerir equipamentos da saúde pública em um contexto de redução dos investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados trazidos pelo parlamentar, o Brasil investe entre 3,6% e 3,9% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em saúde, enquanto a América Latina investe de 6% a 8% e a Europa, cerca de 12%. “Antes, era aquele médico famoso que virava diretor. Hoje, eles se qualificam com especializações e absorvem o melhor do conhecimento para, com esses parcos recursos, poderem mudar a realidade de vida das pessoas”, enalteceu.

Segundo o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio, o momento não se tratou apenas de uma celebração de uma efeméride, mas também de um discurso político de compromisso com a valorização dos profissionais da saúde e do SUS. “O Sistema Único de Saúde não pode estar suscetível às limitações de um teto de gastos que hoje compromete radicalmente a qualidade de serviços e a necessária ampliação destes”, argumentou.

A solenidade homenageou 29 gestores da saúde pública do estado do Ceará, entre os quais está o secretário de Saúde Marcos Gadelha; o diretor-geral do Hospital de Saúde Mental, Frederico Leitão; o diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Daniel de Holanda, e o diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Carlos Augusto Alencar.

Para a secretária executiva da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, os administradores hospitalares da rede pública de saúde realizaram um grande feito durante a pandemia, oferecendo um atendimento de qualidade à população. “Estamos numa missão que só pretende fortalecer o SUS. Essa luta continua e continuará sempre”, frisou.

Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Clemente salientou a importância de manter a serenidade nos momentos difíceis e comentou sobre liderança, propósito e felicidade. “Sigamos em frente, com a liderança tendo o propósito principal em servir ao próximo, e que Deus nos inspire nessa grande arte que é a administração hospitalar”, assinalou.

Ana Cláudia Uchoa, promotora de Justiça de defesa da saúde pública, reconheceu que os profissionais da saúde realizam um trabalho árduo, mas gratificante. Ela também pontuou o quão difícil é gerir a saúde pública, apontado ser esta a área de maior complexidade na administração pública.

“Vocês cuidam daquelas pessoas que não têm nenhuma condição de fazer um plano e, muitas vezes, de fazer as três refeições diárias, que moram lá em um barraco. Então recebam essa gratidão do nosso povo”, agradeceu a ex-vereadora de Fortaleza Germana Soares.

Carreira

Frederico Emmanuel Leitão Araújo é Diretor-Geral do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2003. Foi aluno da Residência em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, concluindo a especialização em 2008. Mestre em Saúde Pública pela UECE, em 2012. Psiquiatra Assistente do HSM desde 2008, quando foi aprovado em concurso público. Diretor Técnico do HSM entre maio de 2016 a dezembro de 2018. Médico Psiquiatra (Assistente) do Caps Bom Jardim entre 2008 e 2016. Professor Substituto de Psiquiatria da UFC 2009-2010. Professor Substituto Psiquiatria/Psicologia Médica da UECE, no período de 2012-2014. Diretor Geral do HSM desde 2019.