Hospital de Saúde Mental chega aos 59 anos consolidando linhas de cuidado humanizadas

22 de março de 2022 - 14:39

22 de março de 2022 – 14:11 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Fotos: Milena Fernandes e Brauliana Barbosa


Em 2022, o HSM realizou mais de 11 mil atendimentos na Emergência, 2,2 mil internações e 15,5 mil assistências ambulatoriais

Completando 59 anos de assistência nesta quarta-feira (23), o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma Emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise, além de 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos.

A unidade também presta acompanhamento especializado para pacientes que não precisam de intermento, mas que necessitam de tratamento psiquiátrico para evitar hospitalização. A unidade possui, ainda, dois hospitais-dia: o Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química, e o Lugar de Vida, para pacientes com transtornos mentais que apresentem quadro de saúde estável.

O diretor-geral do HSM, Frederico Emmanuel Araújo, destaca a capacidade do hospital em oferecer serviços de qualidade à população cearense com o compromisso de cuidar da saúde mental de forma humanizada. “O que mais me chama atenção nesses 59 anos do HSM é a sua busca perene por excelência na assistência e no ensino em saúde mental, mantendo-se como referência no atendimento psiquiátrico do Estado”, ressalta.

A unidade também oferece atendimento ambulatorial psiquiátrico, coordenado pela Residência em Psiquiatria, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos. Nos ambulatórios, são atendidos pacientes com transtornos mentais com diferentes diagnósticos e estágios de gravidade. Esta assistência é prestada pelos médicos que estão se especializando em Psiquiatria, residentes do HSM, sob a supervisão de preceptores da Residência Médica.

15 ambulatórios

A população cearense conta com 15 ambulatórios, onde são realizados tratamentos para diversos transtornos, como os equipamentos de Ansiedade, Humor, Psicose de Difícil Controle, Psicogeriatria, Esquizofrenia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros. O HSM oferece acompanhamento para transtornos relacionados à sexualidade humana e um serviço voltado para o público transgênero (Sertrans), que foi habilitado este ano pelo Ministério da Saúde, potencializando a linha de cuidados para pessoas trans no Ceará.

Ensino e Pesquisa

O hospital da Rede Sesa destaca-se no Ensino e na Pesquisa. A especialização em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e no Nordeste e existe há 45 anos, com mais de 200 psiquiatras formados.


Residência em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e no Nordeste do País

A coordenadora Nayana Quezado enfatiza que a instituição tem como objetivo, por meio deste programa, capacitar médicos para o tratamento e o acompanhamento dos mais diversos transtornos psiquiátricos presentes. “A Residência em Psiquiatria do HSM permite que o médico se torne um especialista capaz de atuar no cuidado ao paciente, sempre respeitando os preceitos básicos de saúde e da instituição”, afirma.

Valorização de pessoas

Desde o início da pandemia da covid-19, o HSM vem intensificando o cuidado com quem cuida, por meio do Programa Qualidade de Vida no Trabalho. Dentre várias ações, a iniciativa oferece o Plantão Psicológico voltado não só para pacientes, mas também a profissionais da unidade. O serviço emergencial da Psicologia, pautado na perspectiva da Psicoterapia Breve Focal, se destaca pela escuta terapêutica focada na dor emocional mais emergente.

“O objetivo é ajudar o profissional a entender e a administrar questões psicológicas emergenciais. O colaborador, quando valorizado e satisfeito, terá melhores condições físicas e emocionais para prestar um serviço de humanização e excelência aos pacientes”, sublinha a psicóloga Clarisse Missiê.

Profissionais que fazem história no HSM

O Hospital de Saúde Mental comemora, em meio a quase seis décadas, a colaboração de diversos profissionais que se dedicam há muitos anos à unidade e que possuem um verdadeiro laço afetivo com a instituição. Funcionários com mais de 20, 30 e 40 anos de serviço. Um deles é o coordenador de atividades terapêuticas do Elo de Vida, Antônio Batista Monteiro, 66.


Antônio Batista Monteiro soma 46 anos de atuação na unidade hospitalar

Ele conta que já são 46 anos de serviço dedicados aos pacientes do hospital. “Esse foi meu primeiro emprego e sempre me dediquei com amor ao trabalho. Aqui é minha segunda família, tenho muitas amizades, desde os profissionais até os pacientes. Trabalhar com saúde mental é levar experiências importantes para a nossa vida. Mesmo depois de tantos anos de serviço, ainda sinto alegria e disposição para trabalhar aqui”, diz.

No HSM, também não tem quem não conheça Manoel Vieira da Silva, de 71 anos, dos quais 40 são de serviço no setor de Manutenção. E é só falar em pintura que ele já mostra disposição a deixar paredes e portas da unidade hospitalar com novas cores. “Aqui é minha segunda casa; gosto muito de trabalhar aqui, tenho muitos amigos, muitas parcerias no dia a dia, gosto do que faço e me sinto feliz por esses anos de serviço no mesmo local e ainda por poder comemorar mais um aniversário deste hospital tão importante para a saúde mental da população”.


Manoel Silva, 71, mantém a mesma felicidade em trabalhar no HSM há 40 anos

Por toda contribuição dos funcionários e dedicação à saúde mental dos cearenses, o HSM destaca-se em seus serviços de saúde e indicadores, bem como na formação de novos profissionais na área da Psiquiatria. Em 2021, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos na Emergência, 2,2 mil internações e 15,5 mil assistências ambulatoriais.