Saúde Escola destina R$ 33 milhões para formação e capacitação

27 de dezembro de 2012 - 20:15

Com a assinatura de convênios com o Ministério da Saúde, o governador Cid Gomes lançou na manhã de quinta-feira, 27 de dezembro, no auditório do Palácio da Abolição, junto com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, a estratégia Sistema Saúde Escola do Ceará (SSESUS-CE). Investimentos de R$ 33 milhões, entre recursos dos governos federal e estadual, vão contemplar o Programa de Expansão e Interiorização da Residência Médica no Ceará, que destina 150 bolsas para preceptores médicos, capacitação em urgência e emergência de 4 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, socorristas e técnicos de enfermagem, qualificação de 360 profissionais da atenção básica, especialização para 80 profissionais de nível superior das áreas de enfermagem e fisioterapia em terapia intensiva e qualificação de 360 profissionais de saúde para atuação em saúde mental e na atenção a usuários de crack, álcool e outras drogas. “É obrigação do poder público oferecer um serviço de qualidade a quem precisa. Por isso, reafirmo meu compromisso de que ao fim do meu mandato a rede de estrutura de saúde pública do Ceará seja a melhor do Brasil”, falou o governador Cid Gomes durante a cerimônia.

Resultado do esforço da Secretaria da Saúde do Estado para a formação de quadros para a nova rede de assistência, o Sistema Saúde Escola vai possibilitar a oferta pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a partir de fevereiro de 2013, de mais 333 vagas para Residências em Saúde no Estado, sendo 111 vagas de residências médicas e 222 de residências multiprofissionais nas áreas de saúde da família, saúde mental, saúde coletiva e cancerologia.  A Secretaria da Saúde do Estado, integrada a um conjunto de instituições, entre elas a ESP/CE, conseguiu, além de unificar a residência médica,  ampliar o número de vagas. A primeira seleção unificada para residência médica do Estado do Ceará foi em janeiro deste ano, com 448 vagas. A seleção unificada será realizada pela segunda vez em 2013, com 506 vagas. 

Nos próximos dois anos, o Ceará vai incorporar 106 novas vagas de Residência Médica para a formação de especialistas das novas redes de atenção à saúde do Estado. O Programa de Expansão e Interiorização da Residência em Saúde prevê a criação das novas novas vagas de residência médica com financiamento do programa Pró-Residência, dos ministérios da Saúde e da Educação. O componente de Residência Médica do programa prevê a estruturação de novos programas de residência na rede de unidades de Saúde da Família, nas policlínicas, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, no Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, e no Hospital Regional Metropolitano (HRM), na Região Metropolitana de Fortaleza. “A gestão de conhecimento deve ser sempre prioridade na saúde. Essa medida fixa o médico no Interior do Estado, que é onde mais se necessita de profissionais”, afirmou a superintendente da ESP/CE, Ivana Barreto, durante o lançamento do Sistema Saúde Escola .

“Com a expansão da formação e qualificação de profissionais, ajudamos a descentralizar o atendimento, levando médicos para o Interior. São eles, ao lado dos profissionais das mais diferentes áreas da saúde, que farão da maior rede de assistência em construção no Ceará também a melhor rede do País“, já declarou o secretário da Saúde Arruda Bastos. A nova rede de assistência à saúde que o Governo do Estado está entregando à população inclui quatro hospitais regionais de grande porte – Hospital Regional do Cariri (HRC), já em funcionamento em Juazeiro do Norte, Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, e Hospital Regional Metropolitano (HRM), em Fortaleza – 22 policlínicas, oito já em funcionamento, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), 13 inaugurados e em pleno funcionamento no interior e cinco em fase de conclusão, e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), quatro em funcionamento em Fortaleza e outras duas em Maranguape e Caucaia. Estratégia para gestão de sistemas públicos, o Sistema Saúde Escola pretende transformar todos os serviços de saúde em espaços de ensino, pesquisa, educação permanente e desenvolvimento profissional.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara