Assistência

13 de agosto de 2009 - 13:46

 

Atendimento Ambulatorial: nos ambulatórios são atendidos os pacientes com transtornos mentais, com diferentes diagnósticos e graus de gravidade. Atualmente, a assistência ambulatorial é prestada pelos Médicos Residentes do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – HSM, sob a supervisão de preceptores da Residência Médica, e dispõe de 9 (nove) ambulatórios, sendo 1 ambulatório Geral e 8 especializados (Núcleo de Transtornos Ansiosos – NUTA, Transtornos do Humor, Psiquiatria Gerátrica, Paciente de Primeira Crise, Epilepsia, Neuropsiquiatria, Esquizofrenia (Atípicos) e  Transtornos da Sexualidade Humana – ATASH).

Atendimento em Psicoterapia: o HSM dispõe de atendimento psicoterápico a pacientes ambulatoriais, cujo perfil se adequa ao procedimento, sendo realizado pelos Médicos Residentes do HSM, sob a supervisão de preceptores.  As abordagens psicoterapêuticas  utilizadas são: Psicanálise, Terapia Cognitivo-comportamental, Psicodrama e Gestalt-terapia.

Hospital-dia: O Hospital-Dia (HD), um recurso intermediário entre o ambulatório e a internação plena, é mais uma alternativa importante no tratamento dos nossos pacientes. Na assistência é desenvolvida uma programação terapêutica intensiva, por meio de atividades individualizadas ou, predominantemente, grupais, com o objetivo de reabilitar psicossocialmente o paciente e reinseri-lo no contexto sócio-familiar. Dispomos de dois serviços de hospital-dia: HD Lugar de Vida (para psicóticos) e HD Elo de Vida (para dependentes químicos).

Internação Psiquiátrica: tem como  objetivo o tratamento de pacientes com quadros psiquiátricos agudos ou com episódios de reagudização de quadros crônicos, sendo  utilizados tratamentos biológicos e diferentes técnicas sócio-psicoterápicas. A internação é apenas uma etapa do tratamento, e, por este motivo, é prioritariamente de curta permanência. Os pacientes têm projeto terapêutico individualizado e são assistidos por equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatra e clínico, enfermeiro(a), terapeuta ocupacional, assistente social e psicólogo(a). O hospital dispõe de 160 (cento e sessenta) leitos gerais para internação, divididos em quatro unidades com quarenta leitos, sendo duas  femininas e duas masculinas, e 20 (vinte) leitos masculinos na Unidade de Desintoxicação (UD),  destinada ao tratamento de dependentes químicos.

Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (NAIA): tem como finalidade prestar assistência em saúde mental à crianças e  adolescentes,  na faixa etária de 4 anos a 18 anos incompletos,  sendo respeitadas as suas especificidades e cidadania. A assistência envolve  um amplo e singular projeto terapêutico que engloba a recuperação do processo de desenvolvimento desses indivíduos, para que se reinsiram gradativamente em seu ambiente familiar, escolar e social. A equipe de  assistência é multidisciplinar, disponibilizando  atendimentos médico, psicológico, psicopedagógico, de terapia ocupacional, de enfermagem e de assistência social.

Serviço de Pronto-atendimento (SPA): tem como  objetivo o atendimento médico de urgência e emergência a pacientes com quadros psiquiátricos agudos ou com episódios de reagudização de quadros crônicos, sendo estes advindos de demanda espontânea ou referenciamento pelos serviços da Rede de Atenção à Saúde.  A prioridade do atendimento é regulada pelo Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (AACR) do hospital.